Xangri Lá

História de Xangri Lá - RS

Iniciou-se com uma dúzia de fazendas, que ficavam entre as lagoas e o mar.

Shangri-lá, foi uma palavra criada pelo novelista inglês James Hilton (1900-1954), na sua obra Horizonte Perdido escrita em 1933. Shangri-Lá era um país imaginário, na região do Tibete, na qual as pessoas que lá chegavam conseguiam conservar a sua forma física, desde que dali não mais se retirasse. Xangri-Lá é um simbolo e uma aspiração. Nele não existe o mal, e a vida cresce em amor e sabedoria. Xangri-Lá é a terra dos homens felizes, constituindo uma versão moderna da Terra da Promissão. O romance de Hilton escrito com beleza e simplicidade traduz a tranquilidade de Xangri-Lá.

O emprego da letra X deve-se a regra da língua portuguesa em que todas as palavras que em inglês são grafadas com SH passam a língua portuguesa coma a letra X.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Xangri-la, pela Lei Estadual n.º 9.612, de 20-03-1992, desmembrado do município de Capão da Canoa. Sede no atual distrito de Xangri-lá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Xangri-lá e Rainha do Mar.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Em divisão territorial datada de 2009, o município é constituído de 3 distritos: Xangri-lá, Guará e Rainha do Mar.