Vicente Dutra

Rio Grande do Sul

História de Vicente Dutra - RS

Em 1912, João do Prado, político - revolucionário Maragato, perseguido por seus inimigos na região de Palmeira das Missões, refugiou-se nas sertanias em direção ao Rio Uruguai. Foi por coincidência que fez paragem e montou acampamento nas proximidades das fontes de águas diferentes por serem quentes e salgadas que formaram extensão banhado com um lodo preto com cheiro de enxofre.

Chamou-lhe a atenção a presença de animais selvagens e de bandos de milhares de aves que vinham da floresta para ali beber daquela água e muitos deles degustar o lodo preto.

Seus conhecimentos permitiram entender que se tratava de uma descoberta de águas termo-minerais. Tratando de divulgar a descoberta, não demorou para que os caçadores e pescadores vindos de outras regiões, abrissem "picadas" que servissem de caminhos até o nostálgico e palpitante local.

As fontes atraíram os primeiros moradores que deram inicio à colonização e à povoação. Tanto as fontes quanto o povoado, levaram o nome de seu descobridor (Fontes do Prado - Águas do Prado - Vila Prado - Novo Prado).

A cidade se tornou com o nome de Vicente Dutra, em homenagem médico pioneiro na região e primeiro Prefeito de Irai, ao qual a cidade pertencia antes da emancipação.

Distrito criado com a denominação de Prado, pelo Ato Municipal n.º 2, de 13-08-1933, subordinado ao município de Irai.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Prado, figura mo município de Irai.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Novo Prado (ex-Prado), figura no município de Irai.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Vicente Dutra figura no município de Irai.

Pela Lei Estadual n.º 2.523, de 15-12-1954, o distrito de Vicente Dutra foi transferido do município Irai para Frederico Westphalen.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Vicente Dutra, figura no município Frederico Westphalen.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Laranjeiras, pela Lei n.º 5.032, de 17-09-1965, desmembrado do município de Frederico Westphalen. Constituído de 2 distritos: Frederico Westphalen e Laranjeira, ambos desmembrados do município de Frederico Westphalen. Instalado em 14-05-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Frederico Westphalen e Laranjeira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.