Turuçu

História de Turuçu - RS

Turuçu
Rio Grande do sul

Dados históricos comprovam que tribos indígenas, viveram nas atuais terras do município de Turuçu, que na língua indígena quer dizer "Águas Grandes", em referência ao Rio Turuçu, que faz divisa com o Município de São Lourenço do Sul.

No ano de 1920, a família do Sr. Arthur Lange, mudou-se para região da Colônia Azevedo. Em janeiro 1949, foi constituída a empresa Arthur Lange e Filhos Ltda, que durante a década de 1950, evoluiu concentrando suas atividades econômicas no curtimento de couros bovinos e na fabricação de chinelos e tamancos. Em 1959 já iniciou exportação de seus produtos para todos os continentes. Com isso foram chegando famílias para trabalhar, onde formaram uma vila.

Um fato importante a destacar, foi a construção da Rodovia Federal BR 116, no ano de 1960, principal via de acesso da região, que contribuiu para o desenvolvimento
industrial e a formação da Vila Arthur Lange, hoje Sede do
Município de Turuçu.

Gentílico:

Turuçu foi criado através da Lei n° 10.649, de 28 de dezembro de 1995, e instalado em 1º de janeiro de 1997.