Taquaruçu Do Sul

História de Taquaruçu Do Sul - RS

Taquaruçu do Sul recebeu este nome devido a uma fonte de água encoberta por taquaruçus existente na região.

Em 1919, descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região colonial da Serra Gaúcha (Guaporé) e da Quarta Colônia (Júlio de Castilhos e Cachoeira do Sul, hoje Nova Palma, Ivorá e Faxinal do Soturno) estabeleceram-se nas terras do interior de Frederico Westphalen. Esses descendentes de imigrantes italianos tiveram como primeiras atividades ao se estabelecerem, o cultivo da terra e a criação de gado. Logo surgiu o primeiro núcleo de moradores, que, com o passar do tempo foram criando condições de infra-estrutura necessárias à efetivação do município autônomo e independente.

Distrito criado com a denominação de Taquarassu, pela Lei Municipal n.º 146, de 18-10-1957, no município de Frederico Westphalen.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Taquarussu figura no município de Frederico Westphalen.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Municipal n.º 827, de 26-10-1979, o distrito de Taquarussu teve sua grafia alterada para Taquaruçu.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito Taquarussu, figura no município de Frederico Westphalen.

Elevado à categoria de município com a denominação de Taquaruçu do Sul, pela Lei Estadual n.º 8.599, de 09-05-1988, alterada pela Lei Estadual n.º 8.972, de 08-01-1990, desmembrado de Frederico Westephalen. Sede no antigo distrito de Taquaruçu, atual Taquaruçu do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.