Sentinela Do Sul

História de Sentinela Do Sul - RS

O município de Sentinela do Sul é caracterizado por minifúndios, essencialmente agropastoris. Existe vários sistemas produtivos sendo desenvolvidos, dos quais destacam-se arroz e fumo, pois são os que estão mais organizados, apesar de apresentarem dificuldades.

O sistema associativo, não existe, pois quase a maioria explora a propriedade individual sem participação comunitária. Existem algumas ações de grupalização informal no setor de hortigranjeiros, que são três famílias que vendem sua produção no comércio regional de Tapes e Camaquã.

O município já foi anteriormente chamado de Nossa Senhora das Dores, depois passou a chamar Vila Vasconcelos, na condição de 2º distrito de Tapes. O nome Sentinela do Sul foi escolhido conforme uma pesquisa realizada junto ao população.

Sentinela tem a ver com a área onde o município se encontra que, por sua privilegiada posição topográfica, tornou-se conhecido como Sentinela da Estrada, o que em época de confrontos militares, se tratava de grande importância estratégica.