Sede Nova

Rio Grande do Sul

História de Sede Nova - RS

No ano de 1909, chegam os primeiros imigrantes vindos de Cruz Alta, Jaguari, Santa Maria, Ijuí e Palmeira das Missões, com a finalidade de fixarem residência e tomar posse das terras.

A ambição destes desbravadores deu-se pela excelente qualidade das terras para a produção de cereais, a abundância de madeira para extração e a extração de erva-mate nativa. Intensifica-se o comércio de madeira e erva-mate. Resolveram os agrimensores deixar uma reserva com loteamento demarcado para uma futura cidade, devido as dificuldades de transporte e locomoção entre as duas cidades, denominando esta reserva de Nova Sede.

As autoridades determinavam uma data para se reunirem e resolver os problemas comuns entre os municípios, então diziam que iam se reunir na Sede Nova, pois era a metade do caminho para ambos.

Como estes encontros eram realizados com freqüência, surgiu a denominação do lugar como Sede Nova, nome que é dado ao novo município.

Distrito criado com a denominação de Sede Nova, pela Lei Municipal n.º 465, de 25-11-1953, desmembrado do distrito de Campo Novo do município de Três Passos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito permanece no município de Três Passos.

Pela Lei Estadual n.º 3.727, de 18-02-1959, o distrito de Sede Nova é transferido do município de Três Passos para o de novo município de Humaitá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Humaitá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sede Nova, pela Lei Estadual n.º 8.601, de 09-05-1988, alterada pela Lei Estadual n.º 9.012, de 11-01-1990, desmembrado dos municípios de Humaitá, Campo Novo e São Martinho. Sede no antigo distrito de Sede Nova (município de Humaitá). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Pela Lei Municipal n.º 172, de 22-09-1992, é criado o distrito de Monte Belo e anexado ao município de Sede Nova.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Sede Nova e Monte Belo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.