Sapucaia Do Sul

Rio Grande do Sul

História de Sapucaia Do Sul - RS

Também conhecida como a Fazenda do Cerro, foi fundada em 1737, pelo retirante da Colônia de Sacramento, o português Antônio de Souza Fernando. A fazenda localizava-se no sopé do Morro Sapucaia. A estância se estendia desde o rio Gravataí até o rio dos Sinos. Ao lado, localizava-se a Fazenda Guaixinin-Sapucaia que se estendia até Porto Alegre, de propriedade de Francisco Pinto Bandeira, genro de Antônio de Souza Fernando.

Para povoar essas fazendas, os tropeiros prearam o gado bravio que se criava selvagem pelos campos, remanescente do gado criado pelos padres jesuítas das missões, destruídas pelos bandeirantes. Por mais de um século, o meio de vida da região foi a criação de gado.

Já no final do século XIX, foram surgindo os matadouros no território de Sapucaia. No início do século XX, oito matadouros abasteciam toda a região, inclusive Porto Alegre. Por toda esta época as fazendas deram lugar a grandes invernadas, que recebiam o gado de outros lugares, das tropas e dos trens, em vagões especialmente preparados para tal.

Por volta de 1930, surgiu a moda, junto às famílias mais abastadas, de ter uma casa no campo. O distrito de Sapucaia distava apenas 25km de Porto Alegre, sendo ligada à capital pelo trem, que fazia duas viagens diárias e tornou-se o local ideal para os sítios de lazer. Os grandes proprietários passaram a dividir suas terras em pequenos sítios, que eram comercializados principalmente na capital.

A era da industrialização iniciou em 1940, com a construção da BR2, hoje BR 116. O governo do Estado e o Município de São Leopoldo concederam isenções de tributos a todas as empresas que viessem a se estabelecer nesta região.

Estas empresas transformaram o 7º Distrito de São Leopoldo numa verdadeira potência econômica, encerrando a luta pela emancipação, ocorrida em 1961.

Distrito criado com a denominação de Sapucaia, por Ato Municipal n.º 114, de 17-07-1912, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Sapucaia, figura no município de São Leopoldo.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito de Sapucaia teve seu nome alterado para Guianuba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Guianuba (ex-Sapucaia), figura no município de São Leopoldo.

Pela Lei Municipal n.º 303, de 20-08-1951, o distrito de Guianuba teve seu nome alterado para Sapucaia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Sapucaia (ex-Guianuba), figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sapucaia do Sul, pela Lei Estadual n.º 4.203, de 14-11-1961, desmembrado do município de São Leopoldo. Sede no atual distrito de Sapucaia do Sul (Sapucaia). Constituído do distrito sede Instalado em 21-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.