São Valentim Do Sul

História de São Valentim Do Sul - RS

A origem do nome deu-se em homenagem a São Valentim. A escolha fixou-se como São Valentim Sul, pois já existe um município com o primeiro nome. Antigamente se chamava de Pinhal Alto, devido a grande quantidade de araucárias que existiam no município.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Valentim do Sul, pela Lei Estadual n.º 9.554, de 20-03-1992, desmembrado de Dois Lajeados. Sede no atual distrito de São Valentim, atual São Valentim do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Pela Lei Municipal n.º 19, de 15-10-1993, é criado o distrito de Santa Bárbara e anexado ao município de São Valentim do Sul.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 2 distritos: São Valentim do Sul e Santa Bárbara.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: São Valentim do Sul, Fazenda Fialho e Santa Bárbara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.