São José Do Sul

História de São José Do Sul - RS

São José do Sul, originalmente Dom Diogo, nasceu e desenvolveu-se aproximadamente a partir do ano de 1850, quando os primeiros colonos, imigrantes alemães, aqui se estabeleceram.

O primeiro nome da localidade foi Gauerec" o que significa Campo dos Gauer, devido ao grande número de colonos residentes aqui terem por sobrenome Gauer. Na época da II Guerra Mundial, foi proibido o uso da língua alemã e o nome de localidades em alemão. Então passou-se a chamar Dom Diogo, nome colocado pela então Prefeitura Municipal de Montenegro.

Distrito criado com a denominação de Dom Diogo, pela Lei Municipal n.º 938, de 24-06-1985, subordinado ao município de Salvador do Sul.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Dom Diogo, figura no município de Salvador do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São José do Sul, pela Lei Estadual n.º 10.752, de 16-04-1996, desmembrado de Salvador do Sul, Montenegro e Maratá. Sede no atual distrito São José do Sul (ex-Dom Diogo), do município de Salvador do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.