Santo Augusto

História de Santo Augusto - RS

Santo Augusto
Rio Grande do Sul - RS

A história de Santo Augusto teve início a partir das missões religiosas dedicadas à catequese dos indígenas. Tais missões, no entanto, não deixaram marcas, tendo em vista que se dedicaram especialmente à extração da erva-mate.

A colonização e o povoamento tiveram origem no ano de 1918, com a instalação de uma casa comercial à margem da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe (este conhecido por Rio Branco). A casa comercial foi instalada pelo Sr. Pompílio Silva, contando com o apoio do fazendeiro João Batista Chagas, o qual possuía grande parte das terras desta região. Com a morte deste último, seus sucessores resolveram colonizar parte de suas terras, mais precisamente a zona da mata. Dividiram-na em 360 colônias que foram vendidas pelo próprio Pompílio Silva. A partir daí houve significativo movimento migratório, com famílias vindas de diversos municípios, formadas principalmente por descendentes italianos, germânicos, poloneses e também luso-brasileiros, que passaram a residir na localidade.

João Batista Chagas havia dado às suas terras o nome de Fazenda Augusto, como homenagem a seu filho Augusto Chagas. Este, quando ainda era jovem, viera de Porto Alegre, onde estudava, para passar férias com sua família e quando retornava de um de seus passeios a cavalo pelo campo, ao abraçar sua irmã, o revólver que portava caiu de seu coldre e ao chocar-se ao solo a arma detonou acidentalmente, ferindo-o de morte.

Com a idéia de homenagear a família Chagas e perpetuar o nome da Fazenda, a Sra. Josefina Lucas Silva dona Fifina, esposa de Pompílio Silva, sugeriu então o nome de Santo Augusto, tornando-se definitivo tal nomenclatura ao local que até então já fora conhecido como Rincão de São Jacob e posteriormente Boca da Picada.

Gentílico: santo-augustense

Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Santo Augusto, pela Lei Estadual n° 3.721 de 17-02-1959, com sede na localidade de mesmo nome.

Pela Resolução nº 10 de 01-04-1963, é criado o Distrito de Santo Antônio
Pela Resolução nº 9 de 24-02-1962, é criado o distrito de São Valério.

Pela Lei Municipal nº 201 de 31-08-1965, é criado o Distrito de Pedro Paiva
Pela Lei Municipal nº 571 de 25-07-1980, é criado o Distrito de Coroados
Pela Lei Estadual nº 9.624 de 20-03-1992, desmembra do Município de Santo Augusto os distritos de São Valério e Coroados para formar um novo Município com a denominação de São Valério do Sul.

Pela Lei Municipal nº 1271 de 27-06-1996, são criados os Distritos de Rincão dos Paivas e Nossa Senhora de Fátima.

O Município é formado de 5 distritos: Santo Augusto, Santo Antônio, Pedro Paiva, Rincão dos Paivas e Nossa Senhora de Fátima.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.