Santa Bárbara Do Sul

História de Santa Bárbara Do Sul - RS

Santa Barbara do Sul
Rio Grande do Sul - RS

Nos primórdios, o município era um posto de criação de gado e vigilância, estabelecido pelos jesuítas dos Sete Povos das Missões. Lugar de descanso dos tropeiros e carreteiros que seguiam rumo a São Paulo. Por volta de 1871, deu-se o início da colonização pelos lusos, e, posteriormente, italianos, alemães e outros.

Em 1897, a construção de trilhos da viação férrea alcançou a localidade. Na oportunidade, a estação recebeu a designação oficial de "Santa Barbara".

Em 1910 foi concluída a etapa final da via férrea, e ocorreu a inauguração no novo prédio da estação ferroviária com o objetivo de melhor atender os passageiros e possibilitar o armazenamento de mercadorias.

Santa Bárbara também se desenvolveu muito com a chegada de famílias de imigração italiana vindas da região de Caxias do Sul, no período de 1950.

Devido as vastas áreas de terras e excelentes pastagens, os animais ganhavam peso e eram comercializados saindo da localidade em grandes tropas para os saladeiros em Pelotas.

A produção do Município foi e é tradicionalmente de origem agropecuária. Nesta terra predomina a lavoura de trigo e soja, criação de bovinos, ovinos e suínos.

Segundo conta a história, o primeiro morador do município foi Barão Silva Machado, seguido de outro morador muito antigo do município o Alferes Atanagildo Pinto Martins.

Gentílico: santabarbarense

Santa Bárbara do Sul foi elevada à categoria de Vila pelo Decreto Federal nº 7.199, de 31 de março de 1938.

Em 31 de janeiro de 1959, pela Lei nº 3.703, foi constituído o município de Santa Bárbara do Sul. Instalado o Município em 07 de janeiro de 1959.

A Lei Municipal nº 25 de 24.12.1959, estabeleceu a divisão territorial do município, sendo o 1° Distrito o de Santa Bárbara do Sul (Sede) e o 2º Distrito o de Saldanha Marinho.

A Lei Municipal nº 51, de 24-10-1961, criou dois novos distritos, sendo o 3º Distrito com sede na Vila de Arroio das Pacas e que tem a mesma denominação, e o 4º Distrito com sede na Vila de Campinas e que teve a mesma denominação.

A Lei Estadual nº 4.318, de 03-07-1962, criou o Município de Colorado (formado com parte de área territorial de Santa Bárbara do Sul).

A Lei Municipal nº 122, de 30-11-1963, criou o Distrito de Nossa Senhora Aparecida (que pertencia ao Distrito de Saldanha Marinho ).

A Lei Estadual nº 8.593, de 09-05-1988, criou o Município de Saldanha Marinho (constituído por área do Distrito de Saldanha Marinho), pertencente ao Município de Santa Bárbara do Sul , e pequena parte do Município de Colorado.

A Lei Municipal nº 998 de 29-11-1988, criou os Distritos de Capão Alto (2º Distrito ) e de Itaíba (3º Distrito). Assim permanecendo até dezembro de 2007.