Roque Gonzales

Rio Grande do Sul

História de Roque Gonzales - RS

Segundo o pesquisador Ângelo Felipe Ramos, o município pode ser dividido, no que tange a origem e colonização, em três momentos distintos: Primeiro ciclo da história missioneira, período de transição e colonização alemã e italiana.

Com o espraiamento das fundações de reduções jesuítico-guaranis, a banda oriental do rio Uruguai foi atingida e com isso a atual circunscrição de município mereceu destaque.

A redução de Assunção do Ijuí teve suas bases lançadas em 15 de agosto de 1628 pelos padres Roque Gonzales e João de Castilho.

Devido a resistência do poderoso indígena Nheçu, que vivia nas cercanias do local, os padres foram mortos pelos nativos não catequizados.

Padre Roque foi morto em Caaró em 15 de novembro de 1628, já o espanhol João foi martirizado dois dias depois em Assunção.

Com o extermínio jesuíta, o local ficou abandonado. No início do século XX em homenagem ao fundador da redução jesuítico-guarani de Assunção do Ijuí, Roque Gonzales de Santa Cruz, foi fundado o povoado Roque Gonzales onde hoje encontra-se a zona urbana da cidade.

Distrito criado com a denominação de Roque Gonzáles, pelo Ato Municipal n.º 183, de 25-10-1927, subordinado ao município de São Luiz Gonzaga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Roque Gonzáles, figura no município de São Luiz Gonzaga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.º 2.519, de 15-12-1954, o distrito de Roque Gonzáles, foi transferido do município de São Luis Gonzaga, para constituir o novo município de Cerro Largo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Roque Gonzáles, figura no município de Cerro Largo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Roque Gonzáles, pela Lei Estadual n.º 5.134, de 07-12-1965, desmembrado do município de Cerro Largo. Sede no antigo distrito de Roque Gonzales. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-05-1966.

Pelo Decreto-lei n.º 14, de 10-11-1966, é criado o distrito de Rincão Vermelho e anexado ao município de Roque Gonzales.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Roque Gonzáles e Rincão Vermelho.

Pelo Decreto-lei n.º 55, de 29-01-1969, é criado o distrito de Dona Otília e anexado ao município de Roque Gonzales.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Roque Gonzáles, Dona Otília e Rincão Vermelho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.