Ronda Alta

História de Ronda Alta - RS

Ronda Alta-RS
:
A primeira "picada" aberta foi para permitir a passagem da linha telegráfica que ligava o sul do país com o Estado de São Pedro, por volta do ano de 1900.Orientados por essa linha telegráfica, por aqui passavam os tropeiros provindos da Argentina e Região das Missões, conduzindo gado bovino e muar (animal pertencente à raça do mulo) até Sorocaba São Paulo. Os tropeiros escolheram o lugar, que localiza-se na fazenda Sarandi, no km 71 da rodovia RS 324, que liga Passo Fundo a Ronda Alta, a 5km da cidade,estas terras, serviam para descanso dos tropeiros e das tropas, era lugar propício, por ter abundante pastagem e duas sangas que convergem para o mesmo lugar, formando uma espécie de cercamento natural, onde os animais podiam ser soltos bastando fazer a "Ronda" no "Alto", para que os animais não escapassem.Inicialmente, os tropeiros chamavam este lugar de Rondinha do Campo, porém mais tarde para diferenciar de Águas da Rondinha, uma vez que estava dando confusão com as correspondências e pelo fato de os tropeiros fazerem a Ronda do Alto, passou a chamar-se Ronda Alta. Os primeiros moradores vieram por volta de 1904, com o morador Severiano dos Santos começou a colonização das terras. Porém o crescimento impulsiou por volta de 1928, com a chegada do senhor Luiz Beux e esposa. Em 1929, chegam os descendentes italianos.