Sooretama

História de Sooretama - ES

Sooretama
Espírito Santo - ES

Um pequeno povoado ao norte do município de Linhares começou a surgir na década de 40, a que se denominou mais tarde de Córrego Manoel Alves. Tal denominação permaneceu até a década de 50. Neste ano uma grande estiagem secou praticamente todos os rios da região, remanescendo todavia o rico manancial do então córrego Manoel Alves, que, por este fato, mereceu ser batizado com o nome de Córrego DÁgua.

Sooretama passou a ser chamado o município quando foi criado, em 30 de março de 1994, pela Lei nº 4593, desmembrado de Linhares. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997. O nome Sooretama foi retirado da " Reserva Biologica de Sooretama, que abrange 75% do territorio sooretamense.

Gentílico: sooretamense

Distrito criado com a denominação Sooretama, subordinado ao município de Linhares.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sooretama, pela lei estadual nº 4593, de 30-03-1994, desmembrado de Linhares. Sede no antigo distrito de Sooretama. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.