Pedro Osório

História de Pedro Osório - RS

Pedro Osório
Rio Grande do Sul - RS

O nome do município é em homenagem ao Coronel Pedro Osório, que tinha terras na localidade, e quando faleceu sua esposa doou as terras e recursos financeiros para a construção dos prédios onde seria alojada a parte administrativa do município, com a condição de que a nova localidade tivesse o nome de seu falecido marido, o que veio a ocorrer.

Situado à margem direita do Rio Piratini, o Município de Pedro Osório recebeu anteriormente as denominações de Santa Cruz, Paraíso, Ivo Ribeiro, Olimpo. Surgiu em 1872, em terras do Município de Jaguarão.

Gentílico:

Pedro Osório foi elevado à categoria de vila em 1938, quando denominava-se Olimpo.

Pela Lei 3.735, de 03 de abril de 1959, foi criado o Município de Pedro Osório, com sede nas localidades de Olimpo e Cerrito. Em 28 de dezembro de 1995, pela Lei 10.656, Cerrito emancipou-se de Pedro Osório.