Serra

Espirito Santo

História de Serra - ES

A Serra, como quase todos os municípios do Espírito Santo, contou com o desbravamento territorial em grande parte pelos jesuítas. Os primeiros habitantes do município foram os índios temiminós do grupo Tupi, que foram trazidos do Rio de Janeiro, no ano de 1555.

O padre Brás Lourenço, contando com a colaboração do cacique Maracaiaguaçu (Gato Grande), conseguiu assim fundar a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, em 1556, no sopé do monte Mestre Álvaro.

Inicialmente a população da aldeia era composta de colonizadores portugueses que aqui estabeleceram seus engenhos, trazendo escravos para o trabalho braçal, além dos indígenas já mencionados.

Da permanência do padre Brás Lourenço, resultaram grandes benefícios para os índios, que obtiveram junto ao governo da Província a doação de sesmaria.

Freguesia criada com a denominação de Serra, por Carta Régia de 24-05-1752.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Serra, pela Resolução do Conselho do Governo de 02-04-1833, desmembrado de Vitória. Sede na antiga vila de Serra. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-08-1833.

Elevada à condição de cidade com a denominação de Serra, pela Lei Provincial n.º 06 de 06-11-1875.

Em divisão administrativa referente ano de 1911, o município é constituído de distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 1.304, de 30-12-1921, é criado o distrito de Itapocu e anexado ao município de Serra.

Em divisão administrativa referente ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Serra e Itapocu.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 9941, de 11-11-1938, Serra adquiriu do município de Fundão o distrito de Nova Almeida.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Serra, Itapocu e Nova Almeida.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 15.177, de 31-12-1943, Serra adquiriu os distritos de Carapina e Queimado, do município de Vitória. Sob o mesmo decreto acima citado, o distrito de Itapocu passou a denominar-se Calogi.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Serra, Calogi (ex-Itapocu), Carapina, Nova Almeida e Queimado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.