Nova Ramada

História de Nova Ramada - RS

Nova Ramada
Rio Grande do Sul - RS

A área do Município de Nova Ramada, compreende os distritos de Pinhal e Barro Preto que pertenciam ao Município de Ajuricaba. Como via de regra, inicialmente eram ocupadas por indígenas Kaingangues e Guaranis, isto até por volta do início do século XIX, após esse período a ocupação se deu por portugueses misturados a africanos e índios. Aos poucos, estes e novos ocupantes conseguem legalizar vastas áreas de terras. A ocupação por parte dos imigrantes acontece por volta de 1900.

Em 3 de janeiro de 1925, aconteceu um fato marcante para a história da região e do Brasil: o confronto entre a "Coluna Prestes e as Forças da Campanha da Legalidade do Governador Leonel Brizola", que ficou conhecido como "Combate da Ramada".

O município é formado por várias localidades interioranas.

O nome de Nova Ramada surgiu do acordo entre as vilas Barro Preto e Pinhal, tendo por base histórias reais sobre o novo município e que giravam, desde os anos da década de 1920, em torno da palavra Ramada, que significa: "cobertura ou sombreamento por folhagens verdes, onde a população se encontrava para realizar festejos populares".

Gentílico:

Pela Lei Estadual nº 10.652, de 28-12-1995, foram desmembrados do Município de Ajuricaba os distritos de
Ramada e Barro Preto, para formar o novo município com a denominação de Nova Ramada, com sede localizada entre as vilas de Ramada e Barro Preto.

A instalação oficial do novo município aconteceu em 1º de janeiro de 1997.