Nova Candelária

História de Nova Candelária - RS

Nova Candelária
Rio Grande do Sul - RS

Até 1930, a área municipal era habitada por caboclos, descendentes de portugueses e indígenas. Não eram proprietários das terras e a ocupavam apenas para colher o necessário para o seu sustento. Com a compra das terras por parte dos teuto-brasileiros que as escrituraram legalmente, os caboclos procuraram outros paradeiros.

A colonização do Município teve início por volta de 1935, quando chegaram os primeiros colonizadores, oriundos das regiões das Colônias Velhas, que ali passaram a construir suas moradias, desbravar a densa mata e plantar algo para a subsistência e organizar-se socialmente, construindo a primeira igreja e depois a escola para os filhos que iam crescendo juntamente com os pais cultivando a terra.

Em 13 de julho de 1962, por determinação de D. João Hoffmann, bispo de Frederico Westphalen, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Candelária. Chamou-se Candelária por ser Orago da Capela Nossa Senhora da Purificação. Outra versão é de que a origem do nome foi inspirado nas bençãos de Nossa Senhora da Candelária da Alemanha.

Hoje o Município de Nova Candelária está inserido na Região do Vale do Alto Uruguai e faz parte da Microrregião do Grande Santa Rosa, localizando-se ao Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.