Nova Alvorada

História de Nova Alvorada - RS

Sua colonização iniciou-se pelos anos de 1915, por imigrantes italianos e seus descendentes, oriundos de Alfredo Chaves e Veranópolis. Em busca de vida nova, com espírito de luta e muita coragem, eles desbravaram a mata, abriram picadas e instalaram-se aqui em Nova Alvorada.

Os primeiros imigrantes que chegaram em Nova Alvorada foram Vicente Guerra, João Romanini, Augusto Formagini, Luiz, João e Alécio Marafon, Bepino e Batista Scandolara, Arábio (Árabe).

Batizaram esta região com o nome de Povoado Novo, expressando seus sentimentos de esperança com a terra que viriam colonizar. A vila foi crescendo e fez-se necessário traçar as ruas para a venda dos lotes. Foi então chamado um agrimensor, morador de Camargo, para realizar o traçado. Este sugeriu o nome de Alvorada para o local. Posteriormente, foi emancipado com o nome de Nova Alvorada, devido ao fato de existir outro município no Rio Grande do Sul com o mesmo nome.

Distrito criado com a denominação de Alvorada (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 24, de 04-08-1959, subordinado ao município de Arvorezinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Alvorada, figura no município de Arvorezinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela Lei Municipal n.º 186, de 01-09-1970, o distrito de Alvorada passou a chamar-se Nova Alvorada.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Nova Alvorada (ex-Alvorada), figura no município de Arvorezinha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Alvorada, pela Lei Estadual n.º 8.632, de 12-05-1988, desmembrado de Arvorezinha. Sede no antigo distrito de Nova Alvorada. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Pela Lei Municipal n.º 61, de 20-12-1989, é criado o distrito General Cadorna é anexado ao município de Nova Alvorada.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Nova Alvorada e General Cadorna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.