Muitos Capões

História de Muitos Capões - RS

Muitos Capões
Rio Grande do Sul - RS

Chamava-se, primitivamente, Raia da Capoeira. A Capela de Santo Antônio dos Muitos Capões foi inaugurada no dia 13 de junho de 1901, pelo Vigário Pe. Mário Deluy, por cuja iniciativa foi construída, tendo o fazendeiro Manuel Martins de Barros e sua esposa Polidora Barros feito doação do terreno para a capela, praça e povoado.

Entre os primitivos povoadores do distrito de Muitos Capões, destacam-se os fazendeiros: Manuel Galvão dos Santos, Anastácio Antônio da Costa, pai de D. Adelaide Moreira Nery, esposa do Sr. Dinarte Nery dos Santos; Antônio Maria do Sacramento; Manuel Cabral; Pedro de Sousa Godinho; Vilardo Moreira.

Chamava-se, primitivamente, Raia da Capoeira.

Distrito criado com a denominação de Muitos Capões, por Ato Municipal de 13-01-1909, no município de Vacaria.

Pelo Ato n.º 11, de 30-06-1909, o distrito de Muitos Capões foi suprimido.

Restaurado pela Lei n.º 52, de 18-10-1917.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Muitos Capões figura no município de Vacaria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Muitos Capões, pela Lei Estadual n.º 10.651, de 28-12-1995, desmembrado de Vacaria, Lago Vermelho e Esmeralda. Sede no antigo distrito de Muitos Capões. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 35, de 29-07-1997, foram criados os distritos de Bom Retiro, Capão Grande, Encruzilhada São Sebastião, Fazenda Laranjeiras, Morro Grande, Santa Rita, Várzea dos Antunes e Vila Ituim e anexado ao município de Muitos Capões.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 9 distritos: Muitos Capões, Bom Retiro, Capão Grande, Encruzilhada São Sebastião, Fazenda Laranjeiras, Morro Grande, Santa Rita, Várzea dos Antunes e Vila Ituim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.