Mostardas

História de Mostardas - RS

Os registros históricos citam que, em 1742 já existia um posto de vigilância denominado Guarda de Mostardas, na área onde hoje compreende o município.

Quanto a denominação de Mostardas, pairam muitas dúvidas, pois não há documento oficial que explique a origem do nome. Porém, a tradição oral levanta algumas possibilidades: a quantidade abundante do vegetal comestível nativo da região; ou o naufrágio de um navio francês denominado Mostardas que teriam se abrigado na região; e ou um comerciante que estabeleceu-se junto ao Posto de Vigilância de sobrenome Mostardas.

Distrito criado com a denominação de Mostardas, pela lei provincial de 18-01-1773 e Ato Municipal n.º 316, de 15-01-1916, subordinado ao município de São José do Norte.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Mostardas, figura no município de São José do Norte.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mostardas, pela Lei Estadual n.º 4.691, de 26-12-1963, desmembrado do município de São José do Norte. Criado também com área do extinto distrito de Tavares. Sede no antigo distrito de Mostardas. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 528, de 28-04-1983, é criado o distrito de Rincão do Cristóvão Pereira (ex-localidade) e anexado ao município de Mostardas.

Pela Lei Municipal n.º 12, de 20-06-1964, foram criados os distritos de Doutor Edgardo Pereira Velho, São Simão e Tavares e anexado ao município de Mostardas.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Mostardas, Doutor Edgardo Pereira Velho, São Simão e Tavares.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.655, de 12-05-1982, desmembra do município de Mostardas o distrito de Tavares. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Mostardas, Doutor Edgardo Pereira Velho, Rincão do Cristóvão Pereira e São Simão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.