Morro Redondo

História de Morro Redondo - RS

Morro Redondo
Rio Grande do Sul - RS

A principal emigração ocorrida no município foi a vinda de portugueses oriundos principalmente do Arquipélago de Açores, juntamente com a emigração de alemães ( a maioria de pomeranos). Outra etnia a ser levada em conta é de italianos. O primeiro núcleo de moradores estabeleceu-se na localidade por volta de 1865, eram os imigrantes acima citados.

Originalmente, a maior parte da área de Morro Redondo era composta por bosques nativos, reduzidos pela ocupação humana a pequenas manchas, registrando-se a ocorrência de açoita-cavalo, pitangueiras, canela ... . Além dos campos, com vegetação rasteira e herbácea (pampas), o florestamento também se faz presente por meio de espécies exóticas
(eucaliptos, pinhos, ciprestes, acácias e plátanos ).

O nome do município dizem ser por causa de um morro existente na localidade, cuja forma apresenta-se arredondada, originando assim o nome Morro Redondo.

Gentílico:

A luta pela conquista da emancipação contou com o apoio de toda a comunidade, em conjunto com a Comissão de Emancipação. A sua emancipação, do município de Pelotas, se deu no dia 12 de maio de 1988.