Mato Queimado

Rio Grande do Sul

História de Mato Queimado - RS

O topônimo origina-se de um conto popular que afirma que há anos atrás um ciclone passou pela região e derrubou uma faixa larga de mato, com isso os posseiros colocaram impiedosamente fogo no taquaral abafado, formando uma grande batalha entre os dois elementos da natureza: o vendaval e o fogo. Deste fato originou-se o nome Mato Queimado.

Distrito criado com a denominação de Mato Queimado, pelo Decreto-lei Federal n.º 13, de 26-05-1966, subordinado ao município de Caibaté.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Mato Queimado, figura no município de Caibaté.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Mato Queimado, pela Lei Estadual n.º 10.747, de 16-04-1996, desmembrado de Caibaté. Sede no antigo distrito de Mato Queimado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.