Marcelino Ramos

Rio Grande do Sul

 

História de Marcelino Ramos - RS

Marcelino Ramos
Rio Grande do Sul - RS



Marcelino Ramos é um município de pequeno porte, e é assim denominado em homenagem a um dos construtores da ferrovia que atravessa seu território: Rio Grande do Sul - São Paulo.

Até 1893, a área em que se situa Marcelino Ramos permaneceu inexplorada, era coberta por mata virgem e apenas habitada pelos índios coroados. Pertencia então ao município de Passo Fundo e, durante a revolução de 1983, algumas famílias que se refugiavam deram início ao povoamento. Este se localizou defronte a foz do Rio do Peixe, sendo por isso denominado "Barra".

A construção da ferrovia São Paulo - Rio Grande, e da ponte sobre o Rio Uruguai veio incrementar grandemente o povoamento e o local passou a ser designado por "Estação do Alto Uruguai" ou apenas "Alto Uruguai".

Após a construção da ponte de ferro, em 1911, ocorreu uma violenta cheia que obrigou o povoado a transferir-se para o local onde hoje se situa a sede do município. Para ali afluíram elementos das "Colônias Velhas", os quais impulsionaram grandemente o progresso da localidade que em homenagem ao engenheiro responsável pelo traçado da ferrovia, passa a chamar-se Marcelino Ramos.


Gentílico:

Formação Administrativa

Em 1938 foi elevada à condição de Vila e, somente foi emancipado em 28.12.1944, abrangendo uma área de 843km², sendo instalado em 01.01.1945.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade