São Domingos Do Norte

História de São Domingos Do Norte - ES

São Domingos do Norte
Espírito Santo - ES

Por que o nome São Domingos naquela pequena vila que nasceu a cerca de 50 quilômetros de Colatina, quando os colonizadores, no início do século, começaram a desbravar o Norte do Estado Certamente, existiam versões variadas que podem explicar o porquê do nome São Domingos, mas o produtor rural Giocondo Malacarne, com 73 anos de idade e morador na localidade desde de 1940, conta com segurança que um agrimensor do Estado, Bortolo e sua equipe chegaram a São Domingos para trabalhar exatamente num dia de domingo, razão pela qual batizaram o novo local, coberto pela mata, com o nome que continua até hoje.

Giocondo Malacarne lembra que o agrimensor Bortolo, sempre que media as terras em determinado local, tratava logo de colocar um nome sugestivo.

Foi assim com o Córrego de Sabiá, uma vez que Alberto Melacarne e sua equipe encontraram muitos desses pássaros naquela região, conta. O agrimensor trabalhou durante anos na região medindo terras, segundo Giocondo Malacarne, e morreu de ataque cardíaco ainda jovem com menos de 60 anos de idade.

Quem foi São Domingos
O pároco de São Domingos do Norte, Clínio José Drago, nos explica quem foi São Domingos: ele nasceu em Caleruega, na Castela Velha, no ano de 1170 e morreu em Bolonha, a 06-08-1221. O dia de São Domingos é celebrado em 08 de agosto, sendo ele fundador da ordem das irmãs e dos padres dominicanos.

Explica o padre Clínio: junto com São Francisco, São Domingos introduziu nova forma de vida religiosa no século XIII. Com isso, transmitiu uma espiritualidade sacerdotal, que consiste no culto da verdade, no devotamento à Igreja e ao povo. Mas uniu a esta espiritualidade a vida levada em comum, com carisma especial do testemunho evangélico e da pregação feita não somente por uma pessoa. Todo a comunidade prega e dá testemunho.É por isso que podemos dizer que São Domingos e seus filhos espirituais são verdadeiros apóstolos, dentro da pobreza evangélica e do amor a Cristo e a seu povo.
Gentílico: são- dominguense

Distrtito criado com a denominação de São Domingos, pela lei estadual nº 265, de 22-10-1949, com território desmembrado do distrito de Alto Rio Novo. Subordinado ao município de Colatina.

Em divisão territorial datada de 01-07-1950, o distrito São Domingos figura no município de Colatina.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos, pela lei estadual nº 777, de 29-12-1953, desmembrado de Colatina. Sede no antigo distrito de São Domingos. Constituído de 5 distritos: São Domingos, São Gabriel, Águia Branca, Vila Verde e Valério. Todos os distritos desmembrados do município de Colatina.

Por decisão do Supremo Tribunal Federal, - Acordo de 04-10-1955, foi anulado o ato de criação do município de São Domingos, em conseqüência do qual voltou o município à condição de distrito de Colatina.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o distrito de São Domingos, permanece no município de Colatina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-08-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Norte, pela lei estadual nº 4347, de 30-03-1990, desmembrado de Colatina, sede no antigo distrito de São Domingos, atual São Domingos do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal
São Domingos para São Domingos do Norte alterado, pela lei estadual nº 4347, de 30-03-1990.