Jaguari

História de Jaguari - RS

Jaguari
Rio Grande do Sul - RS

Em 1632, Padre Romeiro, Padre Manoel Bertot e Luiz Ernot, reuniram-se com Cristóvão de Mendonza e Paulo Benavides e chegaram ao Rio Jaguari, em cuja margem direita ergueram uma cruz, batizando assim São Tomé, a primeira redução da província do Tape, de índios guaranis.

A redução ficou aos cuidados de Padre Luiz Ernot e em pouco tempo já contava com quase 2000 habitantes, que sofreram diversas provações para sua sobrevivência, como as dificuldades de relevo, pragas, pestes e invasões, tanto pelos mamelucos como pelos bandeirantes.

Por estas reduções, Jaguari é considerada o berço das missões, no entanto, há pouca referência aos índios nesta região, pois a maioria foi expulsa ou dizimada pelas guerras.

Decorreu muito tempo até que novos acontecimentos surgissem neste território, mas a partir de 1871 foram estabelecidas colônias agrícolas para estrangeiros e brasileiros, que mais tarde ganhariam maior atenção do império, já que este precisava proteger suas fronteiras.

Chegaram então as famílias de agricultores, pedreiros, munheiros e outros que agoram passariam a sentir as dificuldades de labutar em uma região inóspita em que a ordem era colonizar a serra, e coube aos italianos esta árdua missão.

Muitos venceram devido a sua grande fé católica, trabalho duro e ajuda mútua, dedicando-se a agricultura de subsistência e ao cultivo da vinha, surgindo os parreirais e a fabricação do vinho.

Em 1889, foi criada a colônia de Jaguari com imigrantes italianos e a estes seguiram-se russos, poloneses, húngaros, alemães, brasileiros e outros, acomodados em lotes urbanos e rurais, organizando suas habitações e lavouras em meio a mata.

Formaram-se então comunidades, sempre com trabalho, religiosidade e espírito participativo em festas e jogos como fator de integração, o que levou a colônia a um progresso notável, passando a ser um distrito em 1893.

Com atividades agrícolas, industriais e comerciais em desenvolvimento, Jaguari alcançou uma grande estrutura em ativa correspondência com a capital e cidades vizinhas e, sua emancipação municipal seria decretada em breve.