Itapuca

História de Itapuca - RS

Antigamente, o distrito de Maurício Cardoso, nome dado em homenagem ao jurista, filho de Soledade, Dr. Joaquim Maurício Cardoso, era habitado por índios das tribos Gê e Tapuias.

Por volta de 1880, na região de Campo Bonito, pertencente ao distrito de Maurício Cardoso, começaram a chegar os primeiros imigrantes descendentes de portugueses, entre os quais os Ferreira de Andrade, os Borges, os Taborda, e outros.

Logo após viriam os italianos e com esses a denominação da localidade: Povoado Vitória.

O topônimo é de origem indígena e significa pedra podre. Recebeu esse devido a grande quantidade de pedras moles existentes na região. A sede do município foi muitas vezes chamada de Itapuca Brava, porém este nome só aparece na Comissão de Terras, sendo que nunca foi o nome oficial da localidade.

Distrito criado com a denominação de Vitória, por Ato Municipal n.º 2, de 19-09-1892, subordinado ao município de Soledade.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Vitória, figura no município de Soledade.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Mauricio Cardoso (ex-Vitória), figura no município de Soledade.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei Estadual n.º 3.717, de 16-02-1959, o distrito de Mauricio Cardoso foi transferido do município de Soledade, para constituir o novo município de Arvorezinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Mauricio Cardoso, figura no município Arvorezinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itapuca, pela Lei Estadual n.º 9.580, de 20-03-1992, desmembrado de Arvorezinha. Sede no atual distrito de Itapuca (ex-Mauricio Cardoso). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.