Ipiranga Do Sul

História de Ipiranga Do Sul - RS

Ipiranga do Sul
Rio Grande do Sul - RS

A formação de Ipiranga começou na propriedade da família Rigo, que, apesar de não morar lá, possuía um agregado, chamado Jacó Postal, que, junto aos seus familiares, cuidava de terra e trabalhava na lida do gado.

Em 8 de maio de 1908, Leonso Rigo vendeu a propriedade para algumas famílias de castelhanos, cujos patriarcas eram Carlos Duran e Francisco Salalegere, e tinham como agregados a família de Don Gervásio Gorrosterasu. Estas famílias de castelhanos deram o nome da localidade de Ipiranga.

A vila Ipiranga começa, então, a ser formada definitivamente quando lá se estabeleceu, em 1915, a família de Henrique Réa, sendo o primogenitor popularmente chamado de Henrique Castelhano.

No ano de 1938 chegaram várias famílias, atraídas pelas matas nativas com abundância de pinheiros, próprias à extração vegetal, e pelo clima e relevo, propensos à criação de gado. Estas famílias introduziram a primeira serraria em Ipiranga, de propriedade de Antônio Fioravante Tonial, considerado um desbravador, seguido por Hilário Durante e Cirilo Gobbi.

A partir de desbravação da mata, foram surgindo colonos, entre eles podemos destacar os agricultores Anselmo Lazzari, Júlio Sberce, Ângelo Sartori e Pedro Beledelli, pecuarista Zeferino Gomes Pinheiro e o construtor de casas David Dall Agnol.

Distrito criado com a denominação de Ipiranga (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 92, de 22-10-1949, desmembrado dos distritos de Erebango e Getúlio Vargas, subordinado ao município de Getúlio Vargas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ipiranga permanece no município de Getúlio Vargas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipiranga do Sul, pela Lei Estadual n.º 8.568, de 20-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 8.999, de 11-01-1990, desmembrado de Getúlio Vargas. Sede no atual distrito de Ipiranga do Sul (ex-Ipiranga). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Ipiranga para Ipiranga do Sul, alterado pela Lei Estadual n.º 8.568, de 20-04-1988.