Ibirapuitã

História de Ibirapuitã - RS

Ibirapuitã Rio Grande do Sul - RS

O primeiro núcleo de povoamento surgiu em 1926 com a abertura da estrada que ligava Soledade a Passo Fundo, Sebastião José da Rocha foi a primeira pessoa a interessar­se pelo povoamento desta localidade. Os primeiros moradores foram os senhores: Sebastião José da Rocha, Vicente José de Lima, Franklin Ferreira Terres, João José de Chaves, Cristiano Tatsch, Ponciano Antunes dos Santos, João Pedro Senger e Jorge Simão Dipp. Este último inclusive, professor em Ibirapuitã, foi quem escolheu o nome da localidade, em homenagem a Flores da Cunha, visto ter sido nas margens do Rio Ibirapuitã a mais sangrenta batalha da vida do General Flores da Cunha.

Ibirapuitã tem sua origem étnica assim constituída: 40% da população é de italianos, 30% alemães e 30% de mestiços.

A conquista da emancipação iniciou-se em 1977, quando um grupo de pessoas iniciou os trabalhos direcionados para a emancipação política, social e administrativa. Mas alguns problemas surgiram, porém foram sanados gradativamente com o trabalho dinâmico da Comissão de Emancipação. Em 1977, os trabalhos eram liderados pelos senhores Armindo Stack, Leduíno Bertol, Valdelírio Lago e Sadi Saturnino Schmitz. Concluíram os trabalhos da emancipação, Paulo Assis Oliveira, Leduíno Mertol, Luiz João Bortoncello, Avelino José Sebben, Jorge Miguel Pretto, Jaci Marchioretto, Getúlio Andrade, entre outros, contando sempre com o apoio da comunidade.

Gentílico: ibirapuitanense

Distrito criado com a denominação de Ibirapuitan, pela lei municipal nº 21, de 08­03-1948, subordinado ao município de Soledade.

Em divisão territorial datada de 1-07-1950, o distrito permanece no município de Soledade.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibirapuitã, pela lei estadual nº 8486, de 15-12-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8988, de 11­01-1990, desmembrado de Soledade e Marau. Sede no antigo distrito de Ibirapuitã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Retificação de grafia
Ibirapuitan para Ibirapuitã alterada, pela lei estadual nº pela lei estadual nº 8486, de 15-12­1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8988, de 11-01-1990.