Ibiaçá

História de Ibiaçá - RS

Ibiaçá
Rio Grande do Sul - RS

As terras que compõem o município eram propriedade de Dona Constância Bueno e foram adquiridas de Filomeno Pereira Gomes.

Inicialmente a pequena vila chamava-se Nova Fiume. Os mais antigos moradores contam que o nome foi dado para recordar um local semelhante a este que existia na Itália, de onde foram originários os ancestrais dos imigrantes.

A colonização começou na segunda década do século XX. Muitas famílias aqui se instalaram e foram construindo a infra-estrutura para a cidade. Entre elas podemos citar: a família de Valentin Dalzotto, natural de Caixas do Sul; Ricieri Bertolin; José Pansera; Reinaldo Ragnini.

O topônimo Ibiaçá é de origem indígena e que significa fonte de água cristalina.

Distrito criado com a denominação Ibiaçá (ex-povoado de Nova Fiume), pela Lei Municipal n.º 59, de 05-05-1948, com território desmembrado do distrito de Sananduva, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ibiaçá, figura no município de Lagoa Vermelha.

Pela Lei Estadual 2.521, de 15-12-1954, o distrito de Ibiaçá, foi transferido do município de Lagoa Vermelha, para constituir o novo município de Sananduva.

Em divisão territorial datada 1-VII-1955, o distrito de Ibiaçá, figura no município de Sananduva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiaçá, pela Lei Estadual n.º 5.102, de 22-11-1965, desmembrado dos municípios de Sananduva e Passo Fundo. Sede no antigo distrito de Ibiaçá. Constituído de 3 distritos: Ibiaçá, Vitória e Rio Telha, os dois primeiros desmembrado do município de Sananduva o terceiro do município de Passo Fundo. Instalado em 15-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Ibiaçá, Vitória e Rio Telha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.