Gentil

História de Gentil - RS

Gentil
Rio Grande do Sul - RS

Algumas regiões foram demarcadas pela vinda de estancieiros — o que provocaria o nascimento da cidade de Passo Fundo e outros núcleos urbanos. Entretanto, somente muitos anos mais tarde, com a vinda de imigrantes italianos, desenvolveu-se o povoado de Gentil. A vila recebeu o apelido de "Tapera". Pouco depois, com a chegada de novos moradores, a comunidade voltou a sentir o progresso e em 1950 já se sentia um novo desenvolvimento.

Em 1966 era criada a Paróquia e em 1976 o povoado era elevado à distrito. A partir de então, a vila adquiriu características urbanas: criam-se escolas, instala-se um posto de saúde com atendimento médico dentário, são construídos novos prédios, entre os quais a Sub-Prefeitura. Surgem pequenas indústrias, o comércio é incrementado, a agricultura e a pecuária se modernizam. Abrem-se estradas e surgem linhas de transporte coletivo.

O trabalho inicial foi árduo. Era necessário derrubar a mata para plantar os produtos que assegurassem a substância das famílias. Não havia estradas, escolas e o transporte dos produtos dependia basicamente de força. Aos poucos, multiplicavam-se as casas, surgiam os moinhos, anseia o comércio e uma pequena vila se formava, denominava "Lagoa Comprida", já que em seu centro se destacava uma lagoa.

O nome é uma homenagem ao Frei Gentil, da congregação dos Padres Capuchinos, que assistia esta comunidade. Foi o primeiro padre que se dedicou a Gentil.

Distrito criado com a denominação de Frei Gentil, pela Lei Municipal n.º 700, de 19-12-1975, subordinado ao município de Marau.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Frei Gentil, figura no município de Marau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gentil, pela Lei Estadual n.º 9.577, de 20-03-1992, desmembrado dos municípios de Marau, Passo Fundo e Ciríaco. Sede no atual distrito de Gentil (ex-Frei Gentil). Constituído de 2 distritos: Gentil e Campo do Meio, desmembrado do município Passo Fundo. Instalado em 01-10-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Gentil e Campo do Meio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

Frei Gentil para Gentil, alterado pela Lei Estadual n.º 9.577, de 20-03-1992.