Gaurama

Rio Grande do Sul

 

História de Gaurama - RS

Gaurama Rio Grande do Sul - RS

As terras do atual município localizam-se ao norte do Estado do Rio Grande do Sul, na região do planalto, em altitude superior a 700 metros, pertencente à bacia do alto Uruguai.

O povoamento sofreu retardamento, em virtude da dificuldade de acesso aos centros mais desenvolvidos e, também, das condições impróprias à pecuária.

Em 1908, foi criada uma Colônia onde, atualmente, se encontra a Cidade de Erechim; em 1910, chegaram ao município de Gaurama, os trilhos da ferrovia que liga Passo Fundo ao Rio Uruguai, o que muito contribui para o desenvolvimento do norte do Estado, a que se destacar que todos os ramais ferroviários convergiam para Santa Maria e de lá para a divisa de Santa Catarina via o trajeto que passava por Balisa atual distrito de Gaurama.

Os trabalhos da abertura da ferrovia sofreram certa demora; por isso a estação Balisa que, por contrato, deveria localizar-se na atual sede municipal, ficou a 8 quilômetros do local predeterminado, onde existe um povoado e uma parada ferroviária com o mesmo nome. A partir do momento em que a ferrovia passou a funcionar, barro teve uma grande movimentação de passageiros, caixeiros viajantes, negociantes e homens responsáveis pela manutenção da ferrovia. Pois naquele momento a ferrovia era a única forma rápida e concreta de se ligar cidades e ao centro do país.

Nesse mesmo ano, estabeleceram-se, no distrito de Carlos Gomes, alguns imigrantes poloneses, porém, sabe-se que o primeiro morador efetivo do povoado foi Tertuliano Bertagnolli, seguido pela família de Simão de Páris e outros.

A população de Gaurama formou-se do elemento nacional e de imigrantes italianos.

Em 1914, na sede do 3º distrito, foi erguida a primeira igreja de Santa Ana, hoje Matriz de Carlos Gomes. No ano seguinte, construiu-se a igreja de Gaurama, então Barro, que se elevou a paróquia, dirigida por franciscanos, em 1919, quando o povoado foi elevado à Sede do 2º Distrito.

A Gaurama que conhecemos hoje como A Princesa do Alto Uruguai, nasceu como Barro, sendo um dos 5 núcleos da colônia Erechim, está pertencente ao 8º distrito de Passo Fundo.

Através da demarcação e construção da ferrovia no norte do Rio Grande do Sul por volta de 1910 é que se inicia de fato o povoamento e a colonização do espaço de Barro, os trilhos que hoje cortam o município passando pelo centro da cidade foram na época uma linha divisória no processo de colonização iniciado pela Empresa Luce Rosa & Cia Ltda com sede em Porto Alegre e em nosso município.

Grande parte das terras administradas naquele período pertenciam a Empresa Colonizadora Luce Rosa. Está a partir de então passou a coordenar a venda dos lotes aos imigrantes: poloneses que se estabeleceram em Balisa e na região leste da estação Barro; aos italianos, que fixaram-se no centro e nas adjacências do povoado; e aos alemães que foram fixados, em áreas a oeste, em direção a Três Arroios. Estas foram às etnias predominantes que colonizaram e ocuparam o espaço territorial em nosso município nas três primeiras décadas do séc. XX.

A partir da construção da sede da empresa na estação Barro e um barracão para hospedar os novos moradores da cidade, como também abertura de picadas, estradas, demarcação de terras feita por topógrafos e agrimensores vindos de Porto Alegre, construção de pontes, e serviços complementares como vendas para suprir as necessidades de mercadorias essências a subsistência, foram ações que a companhia praticou desde o início das atividades em Barro. Demonstrando para os futuros moradores que aqui chegaram que este território no futuro poderia ser próspero.

A ferrovia foi durante muitas décadas o meio condutor do progresso em muitos municípios, Estados e por final o Brasil. Temos que salientar que o trajeto que passa em nosso município ligando o Rio Grande a São Paulo levou e trouxe muitas pessoas e produtos que foram importantes para o nosso desenvolvimento como município nos dias de hoje. A que se enfatizar que a vida antes da ferrovia era muito árdua para os imigrantes que residiam em nossa região, se o progresso chegou a nossos dias atuais devemos perceber o papel importante que teve a ferrovia para o avanço tanto político, cultural e econômico de nosso município.

Um personagem que não poderíamos deixar de fora da história de nosso município, haja visto a sua contribuição no que tange educação foi o Prof. Boleslau Wenceslewki. Nasceu em Varsóvia em 1888, veio para o Brasil com os pais e estabeleceu-se em Santa Catarina. Em 1918 veio para Gaurama, a convite da sociedade polonesa iniciando suas atividades como professor. É considerado por muitos como o primeiro professor de Gaurama. Boleslaou faleceu em 1963.

De onde vem o nome Barro Segundo o Historiador Ernesto Cassol que elaborou o histórico do município, Barro deriva de duas hipóteses. A primeira seria possível pelo fato do engenheiro responsável pelos trabalhos da construção da ferrovia se chamar Augusto de Barros. A segunda hipótese e mais provável seria pelo fato de haver nas proximidades da estação férrea de Balisa um banhado da onde se extraia muito barro na época.

Em 1944 o distrito de Barro passa a se chamar Gaurama. O nome que até hoje identifica o município tem origem no tupi-guarani (Gau-barro) e (Rama-terra), portanto Gaurama seria conhecida como a terra do barro.

A partir da década de 50, Gaurama já passa a pensar em sua emancipação político-administrativa da cidade de Erechim, devido já estar bem estruturado no sentido de não depender economicamente do município de Erechim, pois já se observava em Gaurama uma grande produção de trigo, cevada, milho e seus subprodutos, cereais e madeiras beneficiadas e várias empresas de grande porte, como as indústrias frigoríficas de abrangência regional.

O movimento emancipacionista - tendo como presidente o vereador Antonio Burin -, começa a ganhar força para Gaurama tornar-se independente de Erechim. Após a realização de um plebiscito que movimentou toda a região Gaurama se emancipava tendo um total de votos a favor 2.310 e contra 1.323. No ano de 1954 através da Lei Estadual nº 2530 de 15 de dezembro é criado o município de Gaurama.

O novo município de Gaurama foi instalado em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito Antonio Burin que administrou o município até 1960. A partir de então Gaurama já foi administrada por 10 prefeitos.


Gentílico: gauramense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Barro, por ato municipal nº 20, de 30-11­-1919, subordinado ao município de Erechim.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Erechim.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII­1937.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o município de Erechim passou a denominar-se José Bonifácio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Barro figura no município de José Bonifácio ex- Erechim.

Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Barro passou a denominar-se Gaurama e o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Gaurama ex-Barro, figura no município de Erechim ex-José Bonifácio.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gaurama, pela lei Estadual nº 2530, de 15-12-1954, desmembrado de Erechim. Sede no antigo distrito de Gaurama. Constituído de 3 distritos: Gaurama, Áurea e Carlos Gomes. Todos desmembrados de Erechim. Instalado em 28-02-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos:Gaurama, Áurea e Carlos Gomes.

Pela lei municipal nº 24, de 17-08-1955, é criado o distrito de Centenário ex­povoado e anexado ao município de Gaurama.

Pela lei municipal nº 131, de 30-10-1957, é criado o distrito de Balisa ex-povoado e anexado ao município de Gaurama.

Pela lei estadual nº 3728, de 18-02-1959, o distrito de Carlos Gomes deixa de pertencer ao município de Gaurama para ser anexado ao novo município de Viaduto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 Distritos: Gaurama, Áurea, Balisa e Centenário.

Pela lei estadual nº 8419, de 24-11-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8980, de 09-01-1990, desmembra do município de Gaurama os distritos de Áurea e Centenário, para formar o município de Áurea.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Gaurama e Balisa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Barro para Gaurama alterada, pelo decreto estadual nº 720, de 24-12-1944.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade