Coqueiros Do Sul

História de Coqueiros Do Sul - RS

Coqueiros do Sul-RS
:
A colonização do município de Coqueiros do Sul inciou por volta de 1920, com loteamentos feitos pelo proprietário Sr. Homero Guerra e com medições a cargo de Carlos Niesse.Com 60% de sua população composta por alemães, sendo os demais compostos por lusos, italianos e outros.Muito embora os primeiros habitantes do distrito de Coqueiros, tenham chegado por volta de 1924, quando ali havia apenas a Fazenda de Coqueiros de Propriedade de Felix Guerra, o distrito só começou a se organizar quando Guerra iniciou a colonização.

Contam os descendentes dos primeiros colonizadores,que quando chegaram na região os primeiros moradores para iniciarem as "picadas" que davam acesso ao local onde depois iniciaram a construção de suas moradias, encontraram três coqueiros que se destacaram. O nome surgiu inicialmente como "Três Coqueiros". Com o passar dos anos sem dados oficiais a denominação passou a ser Coqueiros. E, quando emancipado surgiu o nome de Coqueiros do Sul, para diferenciar de outro município com a mesma denominação. Eram três distritos médios, distantes do município de Carazinho e próximos um do outro. (Coqueiros, Igrejinha e Xadrez), que uniram-se e atingiram seu objetivo,a emancipação que ocorreu em 20 de março de 1992 através da lei nº 9565. Hoje são Coqueiros do Sul (sede) e os distritos: (Xadrez, Igrejinha, Serra do Pontão e Rio Bonito).

O município é essencialmente agrícola, onde destaca-se o cultivo de grãos (soja, milho, trigo, feijão), a pecuária (de corte e leiteira), a avicultura (postura e corte), a suinocultura e a piscicultura.