Colorado

História de Colorado - RS

Colorado Rio Grande do Sul - RS

Por volta de 1890, chegaram os primeiros colonizadores à terra de Boa Esperança, cuja área pertencia ao município de Passo Fundo. Seus primeiros habitantes foram os italianos, posteriormente os alemães. O nome Boa Esperança era de origem italiana e com a instalação do Estado Novo, foram proibidos municípios, vilas e distritos com nomes de origem estrangeiras.

Mudou-se então para Colorado, devido às águas turvas de um rio que serve de divisa, com esse nome. Uma das contribuições deixadas pelos descendentes imigrantes italianos foi a construção de capelas. Edificada por volta de 1950, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um dos belos locais para realização de eventos religiosos, com excelente área de lazer, arborização e água natural cuja nascente encontra-se debaixo da Santa.

O município de Colorado está localizado em área que pertenceu ao município original de Rio Pardo. O povoamento da sede teve seu início em 1906, quando ainda pertencia ao município de Passo Fundo.

NOTAS HISTÓRICAS
A penetração se deve aos Jesuítas das Missões Orientais, com fins de catequese. A região foi teatro de lutas fraticidas, agravadas pela posição dos índios coroados, que passaram à agressividade a povoadores e viajantes. Guerras contra o uruguaio Aguirre, contra o Paraguai e a Revolução Federalista muito alteraram a vida local.

Gentílico: Coloradense

O Ato nr.403 de 08-11-1924, do Município de Passo Fundo, criou, com terras desmembradas do 9 distrito, o Distrito de Boa Esperança (mais tarde Colorado), que passou a ser o 12 distrito municipal.

No dia 25 de fevereiro de 1962, ocorre a consulta através de plebiscito, autorizado pela Lei Estadual Nr.4.312, de 05-02-1962, da Assembléia Legislativa do Estado, então os coloradenses compareceram as urnas para expresssarem sua vontade de Emancipação. Aprovada nesta consulta popular, pela esmagadora maioria do eleitorado favorável que somou 1.197 eleitores, 2 nulos, 5 brancos, e 70 votos foram contra, num total de 1.274 eleitores.

A Lei nr. 4.318, de 03-07-1962, criou o Município de Colorado, com sede na localidade de mesmo nome.

A Lei nr. 62 de 15-05-1964, criou o distrito de Vista Alegre o qual foi constituído pelo Povoado de mesmo nome e das localidades de Cachoeirinha e Santa Rita.