Ciríaco

História de Ciríaco - RS

Ciríaco
Rio Grande do Sul - RS

O nome Ciríaco tem origem no primeiro morador que se estabeleceu no local onde surgiu a cidade de Ciríaco. Não se tem dele nenhum registro escrito sobre sua estadia, origem ou procedência. Segundo os relatos da tradição, era procedente da fronteira do Rio Grande do Sul e teria se fixado, inicialmente, em Passo das Pedras, no Campo do Meio, no período de 1860 a 1890, hoje território ciriaquense. Não se tem relato se tinha família ou não.

Segundo a tradição, Ciríaco, dono de uma posse de terras em Passo das Pedras, era famoso esgrimista, de fama em toda a região e seu principal paradeiro seria uma estalagem da família Oliveira, que era casa comercial e parada para pouso de tropeiros que faziam o percurso São Paulo-Fronteira do Rio Grande do Sul e vice-versa.

Um certo dia provocou um jovem tropeiro de Cruz Alta para um duelo e sofreu a primeira derrota. Ferido no seu orgulho de famoso peleador e alquebrado pelo anos, entregou a sua espada ao vencedor e adquiriu uma posse de terras na região da mata, onde construiu uma choupana e ali morreu e foi enterrado. Este local passou a ser conhecido como Ciríaco e foi ali que surgiu a cidade que levou seu nome.

Distrito criado com a denominação de Ciríaco (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 151, de 27-01-1950, com território desmembrado do distrito de Ametistas, subordinado ao município de Passo Fundo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Ciríaco, figura no município de Passo Fundo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ciríaco, pela Lei Estadual n.º 5.195, de 28-12-1965, desmembrado do município de Passo Fundo. Sede no antigo distrito de Ciríaco. Constituído de 3 distritos: Ciríaco, Muliterno e São João Bosco. Instalado em 19-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Ciríaco, Muliterno e São João Bosco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Municipal n.º 493, de 11-06-1988, é criado o distrito de Cruzaltinha e anexado ao município de Ciríaco.

Em divisão territorial datada de 1968, o município é constituído de 4 distritos: Ciríaco, Cruzaltinha, Muliterno e São João Bosco.

Pela Lei Estadual n.º 9.543, de 20-03-1992, desmembra do município de Ciríaco o distrito de Muliterno. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Ciríaco, Cruzaltinha e São João Bosco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.