Cerro Grande

História de Cerro Grande - RS

Cerro Grande
Rio Grande do Sul - RS

A colonização da região começou com a chegada de 65 famílias de colonos italianos e poloneses que saíram da Serra do Nordeste em caravanas de carretas puxadas a boi, rumo ao Alto Uruguai. No interior do município de Palmeira das Missões, fundaram o povoado de Cerro Grande.

Cerro Grande tem em sua constituição étnica, além dos poloneses e italianos, também alemães e caboclos.

Segundo lideranças de Cerro Grande, a origem de seu nome seria proveniente de um grupo de caçadores que no ano de 1890 passou por ali e se deparou com um cerro muito grande. Ao descansarem e beberem água numa fonte próxima, resolveram identificar aquele local com o nome de "Cerro Grande".

Distrito criado com a denominação de Cerro Grande (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 478, de 27-08-1959, subordinado ao município de Palmeira das Missões.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito Cerro Grande, figura no município de Palmeira das Missões.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cerro Grande, pela Lei Estadual n.º 8.564, de 13-04-1988, alterada em seus limites pela Lei Estadual n.º 9.008, de 11-01-1990, desmembrado de Palmeira das Missões. Sede no antigo distrito de Cerro Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.