Cerrito

História de Cerrito - RS

Cerrito
Rio Grande do Sul - RS

O nome Cerrito surgiu em 1780 com a chegada de imigrantes africanos, italianos e alemães, estes colonizadores chamavam o município de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo informações de descendentes dos primeiros colonizadores, originou-se Cerrito por ser um lugar bastante elevado e estar muito próximo de cerros e coxilhas. Uma das designações dadas pelos índios referia-se a montículos sepulcrais que significa: ponto culminante do lugar (Cerro Pelado ), cruzamento histórico dos heróis portugueses em peleias farroupilhas.

A origem de Cerrito foi a localidade de Cerrito Velho, que devido ao seu grande progresso foi elevada à categoria de município pela Lei nº 154, de 05 de agosto de 1848, não chegando a ser instalado e tendo sido tornado sem efeito no ano de 1857. Com seu desenvolvimento paralisado, os moradores de Cerrito Velho começaram a imigrar para a sesmaria de Manuel José Gomes, situada na margem esquerda do Rio Piratini. Nesta época, em 12 de dezembro de 1844, é inaugurada a Estação de Cerrito, que mais tarde tornou-se Vila Cerrito.

Paralelamente à Vila Cerrito, desenvolvia-se o núcleo de Santa Cruz ou Maria Gomes, situado na margem direita do Rio Piratini, que com passar do tempo denominou-se Olimpo e atualmente Pedro Osório.

Gentílico:

No ano de 1959, Cerrito e Olimpo (Pedro Osório) uniram-se e emanciparam-se dos municípios-mãe, Canguçu e Arroio Grande, respectivamente, e formaram o Município de Pedro Osório, de acordo com a Lei nº 3.735, de 03 de abril de 1959.

Em 22 de outubro de 1995 foi realizado plebiscito popular, culminando o processo emancipatório, no qual a comunidade cerritense decidiu por elevar Cerrito à categoria de município, tendo sido criado oficialmente pela Lei nº 10.656, de 28 de dezembro de 1995. O município de Cerrito foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1997.