Capivari Do Sul

Rio Grande do Sul

História de Capivari Do Sul - RS

Cidade onde Giuseppe Garibaldi aportou para montar as estratégias da Revolução Farroupilha, em 1839.
Capivari significa, em língua indígena, capivara. Esse nome foi dado ao município pelo fato de existirem ali muitas capivaras às margens do Rio Capivari. A expressão "do Sul" foi acrescentada para diferencia-lo de outro município brasileiro, que também possui o nome Capivari.

Distrito criado com a denominação de Capivari, pela Lei Municipal n.º 1.752, de 09-09-1980, subordinado ao município de Osório.

Em divisão territorial datada de 1-07-1983 suplemento o distrito de Capivari figura no município de Osório.

Pela Lei Estadual n.º 7.654, de 12-05-1982, o distrito de Capivari foi transferido do município de Osório para o novo município de Palmares do Sul.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capivari do Sul, pela Lei Estadual n.º 10.634, de 28-12-1995, desmembrado dos municípios de Osório e Palmares do Sul. Sede no atual distrito de Capivari do Sul (ex-localidade de Capivari). Constituído de 3 distritos: Capivari do Sul, Rancho Velho e Santa Rosa, todos desmembrados de Palmares do Sul. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Capivari do Sul, Rancho Velho e Santa Rosa e anexado ao município de Capivari do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.