Cacequi

História de Cacequi - RS

CACEQUI RIO GRANDE DO SUL Monografia - n.º 081 Ano: 1966
NOTAS HISTÓRICAS
As terras do atual Município de Cacequi estiveram longo tempo sob o domínio dos jesuítas espanhóis. O primeiro morador de que se tem notícia foi Joaquim José Domingues, que obteve as terras da fazenda de Santa Vitória, por despacho de 14 de junho de 1816. A sesmaria media uma légua de frente por três de fundos. Ao norte, lindava com a Coxilha Grande e, ao sul, com o arroio Cacequi.

A fazenda, no decorrer dos anos, congregou os moradores da periferia, erguendo-se algumas casas de comércio, pequena capela, farmácia e outros estabelecimentos.

Joaquim José Domingues, mais tarde, requer duas sesmarias em nome de sua mãe, Josefa Maria Branco Domingues. Estas terras, posteriormente, vieram a fazer parte da Fazenda Nacional de Saicã.

A atual vila de Saicã foi sede da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, em 1860. Na segunda metada do século XIX era o núcleo mais importante do atual município de Cacequi. fazendo então parte do município de Rosário do Sul.

A cidade de Cacequi tem origem na estação de estrada de ferro, surgida em 1890, com a chegada dos trilhos vindos de Santa Maria. Antônio Luís da Fonseca, primeiro morador, foi concessionário do restaurante da estação e proprietário da diligência que levava os passageiros do trem para o local junto ao rio Ibicuí, onde aportavam os vapores "Netuno" e "Federação", que faziam a linha até Uruguaiana.

No dia 24 de agosto de 1896, foi inaugurado o trecho ferroviário Cacequi-São Gabriel, e a 21 de dezembro de 1907, a ligação Cacequi-alegrete. Com essa nova ramificação, a estação adquiriu excepcional importância.

Cacequi obteve autonomia municipal em 1944, desmembrado do Município de São Gabriel.

O distrito foi criado pelo Ato municipal de 15 de fevereiro de 1893. Na Divisão Administrativa de 1911, é dado como pertencente ao Município de São Vicente. com a denominação de Umbu e Cacequi. No Decreto estadual n.º 7 199, de 31 de março de 1938, aparece como parte do Município de São Gabriel. Ganha autonomia administrativa com o Decreto-lei n.º 715, de 28 de dezembro de 1944, com os territórios dos distritos de Cacequi e Umbu, desmembrados, respectivamente, dos Municípios de São Gabriel e São Vicente. Foi instalado a 1.º de janeiro de 1945.

Segundo a divisão administrativa, Cacequi é composto do distrito-sede (Cacequi), do de Saicã, Umbu.