Boa Vista Do Sul

Rio Grande do Sul

 

História de Boa Vista Do Sul - RS

BOA VISTA DO SUL

Pertencente parte a Garibaldi e parte a Barão, o distrito de Boa Vista 27, sonhou por vários anos com sua emancipação. Um grupo de líderes locais abraçou a causa, que finalmente viria a se tornar realidade em 22 de outubro de 1995. Portanto, nesta data Boa Vista do Sul festeja seu aniversário de Emancipação Política. Tendo por berço um local verdejante, cujas belezas naturais são admiradas pelos visitantes, conservou o nome Boa Vista, acrescentando do Sul, exatamente pela consciência que oferece paisagens que fazem transcender a matéria.

Colonizada por imigrantes italianos tem como tradições, a religiosidade, a família e a cooperatividade. A economia está baseada nas pequenas propriedades rurais, que se dedicam principalmente à avicultura, suinocultura e vitivinicultura, plantação de milho, batatas e outros. Tem como ponto forte a avicultura, que atualmente responde por cerca de 80% da economia. Utilizando técnicas modernas na criação de frangos de corte e assumindo o compromisso de produzir com qualidade, Boa Vista do Sul aparece como o segundo maior produtor de frangos de corte do Rio Grande do Sul.

Boa Vista do Sul orgulha-se da sua gente, voltada ao trabalho e espírito comunitário, que sonha e projeta seu desenvolvimento, baseado no crescimento da qualidade de vida de seu povo. É assim, que a comunidade e o governo fazem deste próspero Município um lugar muito agradável de viver.

Na saúde a Administração Municipal disponibiliza aos munícipes atendimento médico em três Postos de Saúde, sendo um na Sede e os outros dois no interior, em São Luiz de Castro e São José de Castro. Além disso, adquiriu uma área de terras em Trípoli São José onde futuramente será edificada outra unidade de atendimento médico. A Secretaria de Saúde conta com amplo quadro de profissionais especializados em diversas áreas. Além disso, subsidia medicamentos aos munícipes, auxilia no transporte de pacientes e em exames.

O setor educacional configura-se igualmente como muito importante em Boa Vista do Sul, merecendo atenção especial por parte dos governantes. Atualmente são sete escolas municipais, com destaque para a Escola Duque de Caxias, na Sede, a qual conta com três módulos. No complexo, além de salas de aula, há laboratórios de informática e ciências, biblioteca, auditório, refeitório, entre outros. Uma das mais importantes iniciativas da Pasta é o Projeto Desportivo Pela Vida, com as práticas de futsal, futebol de campo, xadrez, bochas, artes marciais e jogos recreativos. Além de manter os jovens longe das ruas, proporciona atividades sadias que, no futuro, podem vir a se tornar uma profissão. A Secretaria de Educação realiza ainda o Projeto Mão na Terra, Projeto Informática, Projeto Musicalidade, entre outros.


Dados do Município e histórico da denominação

Boa Vista era o nome de uma área compreendida por uma série de lotes de 01 ate 80. Acerca do lote nº27, surgiu um povoado, que passou a chamar-se 27 da Boa Vista. Os imigrantes começarama chegar na área de Boa Vista, junto ao lote nº27, no final do  século passado, tendo se dedicado basicamente às atividades agrícolas. Já na primeira década deste século (1905), existia na Localidade uma pousada, uma funilaria, uma casa de comércio e uma fábrica de queijos. E também desta época a construção de uma barragem no Arroio Boa Vista e instalação de um gerador para o fornecimento de energia elétrica ao povoado. Após a emancipação passou a chamar-se Boa Vista do Sul.


Data de fundação

Em 1960, através de Lei Municipal nº617, de 04 de fevereiro, a localidade passou à  categoria de Via, sediando o 5º distrito do Município de Garibaldi, denominado Vinte e Sete da Boa Vista.


Data de Emancipação-dados oficiais

28 de dezembro de 1995, pela Lei nº10.632 com o nome de Vinte e Sete da Boa Vista alterado para Boa Vista do Sul pela Lei nº10.732, de 26 de março de 1996.


Região em que se insere

Localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul. Fazendo divisa com Garibaldi e Coronel Pilar ao Norte; com Carlos Barbosa a Leste; com Imigrante e Westfáliaa Oeste e com Barão e Poços da Antas ao Sul. [...]

Breve relato histórico (acontecimentos e/ou pessoas que marcaram a história do Município)

Os primeiros moradores que chegaram ao local, foram as famílias dos Srs. Pedro Nicolao, Luis Batistellie Baptista Loss, há mais de cem anos. Dedicavam-se ao trabalho na lavoura, desenvolvendo a vitivinicultura tão somente para o consumo próprio. Seguindo a tradição dos imigrantes italianos, uma das primeiras realizações de que se tem noticia foi aconstrução de um moinho de pedra, que continuou em funcionamento até a década de 70, pertencente a José Nicolao, filho de Pedro Nicolao. [...]

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade