Barra Do Rio Azul

História de Barra Do Rio Azul - RS

Barra do Rio Azul
Rio Grande do Sul - RS

A história da Barra do Rio Azul, localizada no Alto Uruguai, confunde-se com a história da própria antiga sede municipal, Aratiba, cuja colonização iniciou-se em 1917, quando a companhia Luci & Rosa demarcou toda a região.

Antes de chamar-se Aratiba, a ex-sede era denominada "Rio Novo". O nome "Barra do Rio Azul" provém do fato de, no centro dessa cidade, ocorrer o encontro do Rio Azul com o Rio Paloma, assim denominada daí por diante, até encontrar o Rio Uguauai.

Os primeiros moradores foram Hotero Muraro, Josué Vazzatta, Querino Mazzochin, Antônio Pilatti, João Basso, Bernardo Basso, Ernesto Muraro e Luiz Muraro. A atual Escola de 1º Grau Completo Cardeal Leme constitui a primeira escola de Barra do Rio Azul, construída em 1929, sendo seu primeiro professor o Sr. João Nuckirchen.

A composição étnica da população compreende 65% de italianos, 20% de alemães e 15% de grupos minoritários, entre poloneses, russos e outros. Em 1914 a localidade de Barra do Rio Azul começa a receber os primeiros colonos de origem italiana. Entretanto, é a partir da década de 20 que o fluxo migratório se tornou mais intenso. Até meados de 1950, Barra do Rio Azul foi um importante centro urbano, se comparado aos padrões de pequenas localidades do período.

Dispunha de energia elétrica, possuía um comércio intenso e um grande e bem equipado hospital (fundado em 1949) que destinava-se, inclusive, ao atendimento da demanda das populações vizinhas.

Distrito criado com a denominação de Barra do Rio Azul, pela Lei Municipal n.º 116, de 06-11-1962, subordinado ao município de Aratiba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Barra do Rio Azul, figura no município de Aratiba.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barra do Rio Azul, pela Lei Estadual n.º 9.605, de 20-03-1992, desmembrado do município de Aratiba. Sede no antigo distrito de Barra do Rio Azul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.