Barão De Cotegipe

Rio Grande do Sul

 

História de Barão De Cotegipe - RS

Barão de Cotegipe Rio Grande do Sul - RS

O Município de Barão de Cotegipe iniciou seu povoamento por volta do ano de 1911, quando, aos poucos, foram chegando os colonizadores italianos, poloneses, ucranianos, lituanos e caboclos; surgia na Região do Alto Uruguai um novo povoado que se chamou primeiramente Floresta, e com o trabalho persistente dos colonizadores, teve sua emancipação no dia 23 de janeiro de 1965, levando o nome de Barão de Cotegipe em homenagem ao Estadista Maurício Vanderlei, braço direito do imperador D. Pedro I, que visitou a localidade na época.

O município de Barão de Cotegipe localiza-se ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, dentro da Região do Alto Uruguai, Micro - Região 326. Limita-se com os Municípios de Erechim (10Km), São Valentim (18 Km), Itatiba do Sul (35km), Barra do Rio Azul (28Km), Ponte Preta (15 Km), Paulo Bento (6Km). Em relação à Capital Porto Alegre distancia-se 290.4569 Km. tendo como rodovia de acesso a RS 480.

Possui uma população de 6.519 habitantes de acordo com a Contagem polupalcional 2007, sendo
3.697 na zona urbana e 2.822 na zona rural. Possui uma área de 259.91 Km².

A cidade é cortada por três rios principais: Rio Jupirangaba, Lajeado Paiol Grande e
Lajeado Barbaquá.


Barão de Cotegipe está a uma altitude de 687 m. acima do nível do mar. Com um clima temperado, com chuva anual de 1422 mm.(média). A vegetação é de mata nativa com arbustos, árvores frutíferas e pastagens nativas.

Quanto ao perfil dos setores produtivos, Barão de Cotegipe caracteriza-se pela predominância do Setor Primário. Os principais produtos agrícolas cultivados são milho, trigo, soja e feijão. Além desses produtos, há um expressivo cultivo de erva-mate. A economia está baseada na agricultura familiar, sendo que esta representa 66% da renda do município, com aproximadamente 900 propriedades de agricultores familiares, possuindo diversas agroindústrias. O município possui a maior produção de frangos da região e também destaca-se na produção de leite, suínos, erva-mate, uva, grãos e fruticultura. Como potencialidade na geração de emprego e renda urbana destacam-se as industrializações da erva-mate, distribuidoras de medicamentos, fábricas de jóias, indústrias moveleiras, malharias, serralherias, fábrica de balanças e facas, artefatos de vime e artefatos de concreto.

O comércio conta com 84 estabelecimentos, entre lojas, mercados, farmácias e outros. O setor de prestação de serviços atua com escritórios de contabilidade, salões de beleza, oficinas mecânicas e outros.

No setor da Saúde há três postos de saúde, sendo dois na zona rural e um na zona urbana, um Hospital Filantrópico, várias clínicas dentárias e um laboratório de exames clínicos. Há também serviço de Correios, Telégrafos, EMATER/ASCAR-RS, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Inspetoria Veterinária, Bancos: Banrisul, Sicredi, Cresol e Crehnor e um Conselho Tutelar.

Barão de Cotegipe dispõe de igrejas de diversas confissões religiosas divididos em católicos e evangélicos/protestantes. A comunidade conta com o apoio das pastorais da saúde, da terra, da família e setores de liturgia. Todos os setores religiosos desempenham seu papel na comunidade de forma conjunta, procurando valorizar o ser humano, promovendo sua realização pessoal e social, a fim de tornar nossa sociedade mais justa, fraterna e igualitária.

No que tange aos atrativos culturais e turísticos, o município conta com: a Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora Monte Claro, Primeira Floresta Demonstrativa do Alto Uruguai(Arboreto Povoado Sérvia) cuja estrutura serve de subsídio para estudos interdisciplinares, Piscina Campestre, Balneário Malysz. Como Grupos Artísticos Étnicos e Culturais e esportivos, existe o Coral Italiano I Baronesi, Braspol, Sociedade Esportiva e Recreativa Internacional, Palmeiras Futebol Clube e o Centro de Tradições Gaúchas CTG Rancho Amigo. As festividades culturais e gastronômicas mais divulgadas são: Semana do Município (Janeiro); Baile do Chopp (Janeiro); Festa do Frango (último fim de semana de Janeiro); Festa do Suíno (Maio); Festa Italiana (Julho); Festa do Colono e do Motorista (Julho); Semana da Pátria (Setembro); Semana Farroupilha (Setembro); Festa das Capelinhas (Outubro); Festa do Leite (Novembro); Todos os anos (Maio) Expo Barão Feira Comercial, Industrial, Agropecuaria e de Artesanato de Barão de Cotegipe.

Gentílico: cotegipense
Formação Administrativa É criado o Município de Barão de Cotegipe, através da Lei nº 4.737 de 1º de Junho de 1.964, com sede na localidade do mesmo nome, constituído dos territórios de Barão de Cotegipe, parte de Paulo Bento e parte de Erechim, pertencentes ao Município de Erechim; parte de Rio Azul, pertencente ao Município de Aratiba; e parte de São Valentim, pertencente ao Município de São Valentim.

Instalado em 23.01.1965

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade