Mucurici

Espirito Santo

História de Mucurici - ES

O povoamento do território do atual município de Mucurici teve início em princípios deste século, com a chegada de pioneiros vindos da Bahia. Atraídos pelas terras devolutas e férteis, de que se apropriavam, adaptavam-se ao plantio de cereais e à formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.

O agrupamento desses pioneiros na região deu origem à formação de um povoado, logo conhecido como Comercinho, pelo pequeno comércio de peles de animais silvestres.

A partir da década de 40, com a intensificação da extração de madeira de lei, abundante riqueza natural, o povoado de Comercinho e a região ganharam rápido desenvolvimento demográfico e econômico.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mucurici, pela Lei Estadual n.º 779, de 29-12-1953, desmembrado de Conceição da Barra. Sede no atual distrito de Mucurici (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Mucurici e Montanha. Instalado em 15-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Mucurici e Montanha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 1.913, de 28-12-1963, é desmembrado do município de Mucurici o distrito de Montanha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 3.612, de 13-12-1983, é criado o distrito de Itabaiana e anexado ao município de Mucurici.

Pela Lei Estadual n.º 3.610, de 13-12-1983, é criado o distrito de Itamira e anexado ao município de Mucurici.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 3 distritos: Mucuri, Itabaiana e Itamira.

Em divisão territorial datada de 1993, o município de Mucurici é constituído de 4 distritos: Mucurici, Itabaiana, Itamira e Porto Belo.

Pela Lei Estadual n.º 4.894, de 30-03-1994, são desmembrados do município de Mucurici os distritos de Porto Belo e Itamira, para constituir o novo município de Porto Belo.

Em divisão territorial datada 2001, o município é constituído de 2 distritos: Mucurici e Itabaiana.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.