Alto Feliz

Rio Grande do Sul

História de Alto Feliz - RS

Por volta do ano de 1846, cerca de cinquenta famílias de imigrantes alemães iniciaram a colonização da localidade chamada Batatenberg, o Morro das Batatas, hoje pertencente a Alto Feliz. Os colonizadores enfrentaram muitas adversidades para desbravar matas, construir picadas e erguer o povoado. Graças à abundância de áreas de solo fértil, aliada a condições climáticas ideais à agricultura, os colonos se estabeleceram como proprietários de terras.

Os imigrantes italianos chegaram por volta de 1875, através da velha linha colonial traçada nas matas da Encosta da Serra. Com o mesmo ímpeto, eles somaram seus esforços para promover o crescimento de Alto Feliz.

Por volta de 1900, foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de ligação entre Porto Alegre e a região norte do estado. A povoação, antes localizada no Morro das Batatas, foi se concentrando ao longo da rodovia, assim deslocando o centro econômico-social da área.

Até 1992, Alto Feliz pertencia à cidade de Feliz. A justificativa apresentada para a independência política não difere da de outros territórios que obtiveram êxito nesse processo: o difícil acesso à saúde e educação e a má conservação das estradas estavam causando êxodo rural e uma perda considerável de moradores interessados em plantar o desenvolvimento do local.

Desmembrado de Feliz, Alto Feliz é elevado à categoria de município e distrito pela Lei Estadual nº 9.623, de 20/03/1992. O município é instalado em 1º/01/1993, constituído do distrito-sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.