Alecrim

Rio Grande do Sul

História de Alecrim - RS

Alecrim, além de nomear a conhecida erva aromática, também designa uma árvore da família das leguminosas, subfamília das cesalpiniáceas. Foram desbravadores das matas da região que a batizaram com esse nome. Conta a tradição popular que nos tempos em que se efetuaram as medições do território para dividi-lo em seções e estas em lotes, os agrimensores Thomas Marquevitch, José Adriano Flech e João do Prado Mallmann, sob a chefia de Artur Ambros, fixaram acampamento sob a sombra dos alecrins. Quando saíam a medir as terras, referiam-se ao local com a expressão Acampamento do Alecrim. Os cargueiros que traziam mantimentos e outros objetos para o pessoal do acampamento recebiam ordens do chefe da Inspetoria de Terras de Santa Rosa nestes termos: Levem esta carga para o Alecrim. Assim, da denominação do acampamento derivou o nome da nova colonização, adotado pelos seus primeiros moradores.

Distrito criado com a denominação de Alecrim (ex-povoado) pela Lei Municipal nº 80, de 09/04/1949, subordinado ao município de Santa Rosa.

Pela Lei Estadual nº 2.602, de 28/01/1955, o distrito de Alecrim deixa de pertencer ao município de Santa Rosa para ser anexado ao novo município de Santo Cristo.

Desmembrado de Santo Cristo, Alecrim é elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 4.578, de 09/10/1963. O município é instalado em 25/01/1964, constituído do distrito-sede.

Assim permanece em divisão territorial datada de 2017.