Marechal Floriano

Espirito Santo

História de Marechal Floriano - ES

Originárias da Rússia Renana, chegaram 39 famílias a Vitória em 21 de dezembro de 1846 e seguiram em 27-01-1847, para a Colônia de Santa Isabel 1º núcleo de colonização em Terra Capixaba, fundada por Luiz Pereira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo.

Em 13 de maio de 1900, recebeu o nome de Marechal Floriano, uma homenagem do ex-governador José de Melo Carvalho Moniz Freire ao 1º Vice-Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto.

Conhecida como Cidade das Orquídeas, pela grande quantidade de espécies existentes nas matas do município, a cidade era chamada de Braço Sul, devido ao braço sul do rio Jucu que corta o município.

Distrito criado com a denominação de Marechal Floriano, pela Lei Estadual n.º 1.956, de 13-01-1964, subordinado ao município de Domingos Martins.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Marechal Floriano figura do município de Domingos Martins.

Assim permanecendo divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marechal Floriano, pela Lei Estadual n.º 4.571, de 30-10-1991, desmembrado do município de Domingos Martins. Sede no antigo distrito de Marechal Floriano. Constituído de 2 distritos: Marechal Floriano e Araguaia, ambos desmembrados do município de Domingos Martins. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Marechal Floriano e Araguaia.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos Marechal Floriano, Araguaia e Santa Maria de Marechal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.