Alta Floresta D`Oeste

Rondônia

História de Alta Floresta D`Oeste - RO

A origem do município de Alta Floresta DOeste foi consequência do avanço da frente migratória rumo ao Oeste em demanda ao Vale do Guaporé. O pequeno núcleo populacional evoluiu rapidamente transformando-se em importante pólo agrícola e comercial exigindo uma organização político-administrativa, sendo atendida com a elevação da região à categoria de município.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação Alta Floresta DOeste, pela Lei Estadual n.º 104, de 20-05-1986, desmembrado município de Costa Marques. Sede no atual distrito de Alta Floresta D´Oeste (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 6 distritos: Alta Floresta DOeste, Filadélfia dOeste, Izidolândia, Nova Gease dOeste, Rolim de Moura do Guaporé e Santo Antônio dOeste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.