Timbaúba Dos Batistas

Rio Grande do Norte

História de Timbaúba Dos Batistas - RN

Timbaúba dos Batista Rio Grande do Norte - RN

Timbaúba é o nome de uma árvore cujo fruto produz uma espécie de espuma, às vezes utilizado como sabão.

Nos idos do século XVIII as terras férteis de Timbaúba já eram habitadas e o Tenente-Coronel Manoel de Souza Forte era o proprietário do Termo da Vila do Príncipe, área onde está localizado o município de Timbaúba dos Batistas. A região começou a se desenvolver em meados do século XIX, quando o Major José Batista dos Santos fundou nas terras frescas do vale a fazenda Timbaúba. Ali teve início a grande atividade de plantio de canaviais, ensejando uma produção de aguardente e rapadura.

O povoado de Timbaúba, no ano de 1942, já era visto por Anfilóquio Câmara como um dos mais ricos do Seridó por manter uma agricultura sempre forte, destacando-se no cultivo de cana-deaçúcar.

No dia 10 de maio de 1962, por força da Lei no 2.774, o povoado desmembrou-se de Caicó tornando-se município com o nome de Timbaúba dos Batistas, numa homenagem a família de pioneiros responsáveis pelo engrandecimento do município. Em 1° de janeiro de 1964, foi instalada a sede municipal, tomando posse como prefeito o Sr. Hisbelo Batista de Araújo.

Gentílico: timbaubense

Distrito criado com a denominação de Timbaúba dos Batistas ex-povoado de Timbaúba, pela lei estadual nº 2320, de 05-12-1958, subordinado ao município de Caicó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Timbaúba dos Batistas, figura no muincípio de Caicó.

Elevado à categoria de município com a denominação de Timbaúba dos Batistas, pela lei estadual nº 2774, de 10-05-1962, desmembrado do município de Caicó. Sede no atual distrito de Timbaúba dos Batistas ex-povoado de Timbaúba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-011964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.