Rafael Godeiro

Rio Grande do Norte

História de Rafael Godeiro - RN

Rafael Godeiro Rio Grande do Norte - RN

Foi no início do século XX, numa propriedade rural localizada na Várzea de Santo Antônio que teve início uma pequena povoação às margens do riacho Caatinga, Região Oeste do Estado, e recebeu o nome de Várzea da Caatinga. Em 1925 a localidade já apresentava sinais de crescimento, e em 1935 a comunidade ganhava sua primeira escola.

Em 19 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.001, o povoado conseguiu sua emancipação política, desmembrou-se de Almino Afonso e tornou-se município com o nome de Rafael Godeiro, numa homenagem póstuma ao líder político da região, homem de destaque em todo o Estado.

Gentílico: Rafael-godeirense

Elevado à categoria de município com a denominação de Várzea da Caatinga pela lei estadual nº 3001, de19-12-1963, desmembrado de Almino Afonso. Sede no atual distrito de Várzea da Caatinga ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3625, de 03-06-1968, o município de Várzea da Caatinga passou a denominar-se Rafael Godeiro.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Várzea da Caatinga para Rafael Godeiro alterado, pela lei estadual nº 3625, de 03-06-1968.