Iúna

Espirito Santo

História de Iúna - ES

Pertencente ao município de Vitória e habitado inicialmente pelos índios puris e botocudos, o território de Iúna (antiga Villa do Rio Pardo), foi desbravado a partir de 1814 quando da abertura da Estrada Real São Pedro de Alcântara.

O início do povoamento é marcado pela inauguração do Quartel do Rio Pardo no dia 24 de outubro de 1815.

Existindo muitos grupos de índios purís espalhados pelo território, principalmente na região de São João do Príncipe, foi criado em 23 de abril de 1825 o Aldeamento Imperial do Rio Pardo.

Em 1845 foi inaugurada a primeira capela e o primeiro cemitério, dedicados a São Pedro de Alcântara, construídos pelos índios purís liderados pelo missionário italiano frei Paulo de Casanova.

No dia 02 de outubro de 1855 o alferes José Joaquim Ferreira Valle e sua esposa fizeram a doação do terreno para início do povoado, visando a construção da nova capela e do novo cemitério.

Em 1858, Frei Bento di Gênova liderou a construção da Capela de Nossa Senhora da Pureza, que foi elevada à categoria de Matriz em 1859, quando foi criada a Freguesia de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo.

A imigração italiana teve início em 1872.

Freguesia criada com a denominação de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, pelo Decreto Provincial n.º 10, de 14-07-1859, subordinado ao município de Cachoeiro de Itapemirim.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio Pardo, pelo Decreto Estadual de 24-10-1890, desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim. Sede na vila de Rio Pardo. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-03-1891.

Pela Lei Municipal n.º 1, de 03-03-1890, é criado o distrito de Bom Jardim e anexado ao município de Rio Pardo.

Pelo Ato Municipal de 28-12-1903, é criado o distrito de Cachoeira e anexado ao município de Rio Pardo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 7 distritos: Rio Pardo, Bom Jesus, Cachoeira, Chalé, Santana, São Manoel do Mutum e São Sebastião do Ocidente.

Em virtude do laudo arbitral de 30-11-1914, são desmembrados do município de Rio Pardo os distritos de São Manoel do Mutum, São Sebastião do Ocidente Bom Jardim, para constituir o novo município e São Manoel do Mutum pertencente ao Estado de Minas Gerais.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Rio Pardo, Cachoeira, Santana e Rosário.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto lei Estadual n.º 15.177, de 31-12-1943, o município de Rio Pardo sofreu as seguintes modificações: Rio Pardo passou a denominar-se Iúna. Os distritos de Cachoeira, Rosário e Santana, respectivamente, a denominar-se Irupi, Ibatiba e Pequiá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Iúna é constituído de 4 distritos: Iúna (ex-Rio Pardo), Ibatiba (ex-Rosário), Irupi (ex-Cachoeria) e Pequiá (ex-Santana).

Pela Lei Estadual n.º 1.954, de 13-01-1964, é criado distrito de Santíssima Trindade e anexado ao município de Iúna.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Iúna, Ibatiba, Irupi, Pequiá e Santíssima Trindade.

Pela Lei Estadual n.º 3.430, 07-11-1981, é desmembrado do município de Iúna o distrito de Ibatiba. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 4.520, de 16-01-1991, é desmembrado do município de Iúna o distrito de Irupi. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 3 distritos: Iúna, Pequiá e Santíssima Trindade.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Iúna, Pequiá, Perdição e Santíssima Trindade.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído de 5 distritos: Iúna, Pequiá, Perdição, Santíssima Trindade e São João do Principe.

Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 5 distritos: Iúna, Nossa Senhora das Graças, Pequiá, Santíssima Trindade e São João do Príncipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.